Harmonics

Um Projeto Musical Transformador

Desenvolvendo a criatividade e ampliando visões de mundo através da música.

Participe

Aprendizado Criativo

O HARMONICS tem como proposta formar grupos (bandas) de 3 a 5 integrantes, na faixa etária entre 12 e 19 anos, para o desenvolvimento musical de uma maneira criativa e produtiva, sob a mentoria do compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor Renato Jimenez. O projeto visa também estimular uma visão humanizada de mundo através da arte, contribuindo na formação de caráter dos jovens participantes. 

O trabalho atende a todos os níveis de musicalidade e é ministrado semanalmente, em sessões de aulas-ensaios com 1 hora de duração, além de sessões extra em horários flexíveis. As bandas vão sendo formadas conforme a entrada de novos participantes, de acordo com seus níveis e idades, e não é necessário conhecimento prévio de música.

Atividades

    • Aulas-ensaio de bandas com foco na criatividade
      • Composição e execução de canções próprias
      • Interpretação de versões de músicas de outros artistas
      • Trabalho técnico e cênico de banda
    • Coaching de técnicas de execução de cada instrumento e voz
    • Produção de músicas e álbuns
      • Aulas de produção musical – softwares, gravação, mixagem e masterização
      • Gravação em equipe de músicas próprias e versões
      • Publicação dos trabalhos em apps de música como Spotify e Apple Music
    • Audições e apresentações ao vivo

Objetivos

  1. Resgatar e cultivar a apreciação e a criação, por parte dos jovens, da boa música.
  2. Oferecer aos jovens uma noção real do universo da produção musical.
  3. Incentivar um movimento entre os jovens valorizando a boa música.
  4. Unir os três objetivos anteriores em prol de uma visão humanista de mundo e de ações sociais pertinentes.

Filosofia de Trabalho

Reconhecer a criatividade de cada indivíduo e sua aplicação prática no trabalho em grupo como pilar na formação do caráter e no desenvolvimento da atividade musical verdadeiramente humanizada e artística. Incentivar os jovens a aprenderem criando, sem ficarem presos a métodos ou teorias rígidas.

Estrutura

As sessões são ministradas no Estúdio SUPERSOUNDS, situado à Rua Antônio de Macedo Soares 414, Campo Belo. O local conta com estrutura completa para ensaios, aulas e produção musical de qualidade.

Os alunos tem acesso a todo equipamento necessário para o formato padrão de uma banda: bateria, baixo, guitarra ou violão, teclados e voz.

Encontros Musicais

Entre os principais objetivos do projeto estão as apresentações musicais e bate-papos sobre música, artes e criatividade no mundo atual, onde alunos, pais, professores e diretores de escolas são convidados a participar.

Produção Musical

Além das sessões de aprendizado, aperfeiçoamento e interpretação, o projeto também tem como objetivo prático a produção de faixas e álbuns musicais que serão publicados e distribuídos no Spotify, Apple Music e outros apps de música.

Uso da Língua Inglesa

Os alunos são estimulados a criar canções letradas tanto na língua portuguesa quanto na inglesa. Isso enriquece o trabalho criativo e desafia os jovens a desenvolverem suas habilidades no uso da língua inglesa.

Ações Sociais

A proposta do HARMONICS vai além da produção musical pura e simples, procurando unir essa atividade artística a ações sociais pertinentes nos dias de hoje. Por exemplo, parte dos royalties advindos das músicas publicadas através do projeto serão revertidos para crianças carentes de escolas públicas, para que elas tenham suporte financeiro para participar do HARMONICS. Além disso, outras ações sociais serão sugeridas e discutidas com diretores de escolas, pais e os próprios jovens participantes.

Visão Humanística

O HARMONICS não quer criar uma “nova Anita” ou o novo vencedor do “The Voice Brasil”. Nossa motivação principal é baseada em valores humanos e genuinamente artísticos.

Versão Para Pais e Adultos

Alguns horários de aulas-ensaio são reservados para a participação de pais e adultos que podem formar seus próprios grupos (bandas) e assim fazer parte do projeto. Isso aumenta o vínculo de diferentes gerações na produção criativa musical e enriquece a experiência dos participantes, criando uma saudável comunidade criativa.

Preço

O valor mensal para participar do Harmonics é de R$280,00. Jovens de escolas públicas não pagam nada.

Por que o Harmonics é transformador?

Apesar de fazermos parte de uma grande e calorosa nação, vivemos tempos de polarização e divergência entre muitos membros da nossa sociedade, fato que infelizmente desperta preocupação quanto ao futuro de nosso país.

Em tal cenário, repleto de incertezas e dissonâncias, é preciso buscar caminhos de conciliação e respeito capazes de libertar as pessoas de idéias preconceituosas causadoras de desarmonia. E a música, com sua natureza holística e linguagem universal surge então, como em épocas passadas, como um potencial meio de expressão artística e cultural em prol do diálogo e da harmonia social.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso motivar os jovens a conhecerem e diferenciarem a boa música dos “produtos” meramente comerciais aos quais eles são constantemente expostos. Letras obscenas ou medíocres, pobreza rítmica, harmônica e melódica, ausência de valores sociais e vulgarização cultural são alguns dos sinais de tais “produtos”.

Assim sendo, precisamos encontrar alternativas capazes de unir uma educação humanista à atividade artística musical, para contribuirmos com a formação do caráter, despertarmos os valores mais profundos da música e da arte no coração das novas gerações, e para que tais ações possam transformar positivamente a nossa sociedade.

Sobre o mentor Renato Jimenez

Compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical, nasceu em São Paulo em 1967 e iniciou seus estudos de música ainda garoto no Conservatório Beethoven (violino), mas entediou-se com o método tradicional de ensino. Mais tarde aprendeu, de maneira autodidata, violão, contrabaixo, guitarra e teclados. Também estudou técnicas de canto com a professora Anita Deixler. Além de seus estudos em música, cursou Filosofia na Universidade de São Paulo.

Como compositor de trilhas musicais, Renato já trabalhou com grandes nomes da Dança e do Teatro como Mário Nascimento, Miriam Druwe, Maurício de Oliveira, Ivonice Satie, Armando Aurich, Paulo Goulart Filho, Gabriel Castillo (DV8) e Debora Furquim. Entre as principais Companhias para as quais assinou composições estão o Ballet da Cidade de São Paulo, Cia Mario Nascimento, Distrito Cia de Dança, Nicete Bruno Produções, Insaio Cia de Arte e Cia de Danças de Diadema.

Em 2003 Co-fundou a inSaio Cia de Artes, companhia com diversos projetos contemplados pelo ProAc (2011, 2013, 2014) e por várias edições do Fomento à Dança em São Paulo (2010, 2013, 2014, 2015, 2017).  Participou de diversos projetos premiados e sua trilha para “O Cavalo na Montanha” foi indicada ao Prêmio Shell 2002 de melhor música original. Apresentou-se em eventos como o Resolution (The Place London), Festival de Dança de Joinville (grupo convidado), Bienais SESC de Dança, Semanas de Dança (CCSP) e Panorama SESI de Dança.

Entre 2006 e 2010 Renato morou em Londres, onde participou de diversos projetos musicais e aperfeiçoou seus conhecimentos em tecnologia musical e composição eletro-acústica.

Entre seus trabalhos voluntários estão o projeto INDJOY, onde Renato oferece 50% dos royalties de suas músicas em prol da preservação ambiental e de povos indígenas, e aulas de música para crianças superdotadas da Associação Paulista para Altas Habilidades.

ESTÚDIO SUPERSOUNDS

LOCALIZAÇÃO

O SuperSounds está situado à Rua Antônio de Macedo Soares 414, na bela região do Campo Belo, em São Paulo capital. O estúdio fica no subsolo da Escola Indianópolis e foi inspirado nos estúdios alternativos do famoso bairro Candem Town, em Londres.

ESTRUTURA

O estúdio conta com todo o equipamento necessário para ensaios, produção musical, finalização de áudio e filmagem. Os participantes do Harmonics tem a oportunidade de vivenciar todas as fases da produção musical em um ambiente agradável e acolhedor.